-
Arquitetos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa; Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa
- Ano: 2009
-
Fotografias:Manuel Aguiar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada num terreno de dimensões exíguas, de acesso muito condicionado e estreito, embora numa área quase central da cidade de S. João da Madeira, esta habitação só é vista por quem já está frente a ela.
Embora compacto, o edifício goza de um interessante jogo de volumes, reforçado, quer por palas, terraços e pátios exteriores fechados, quer pelo emprego dos diferentes materiais que compõem as fachadas: O “viroc” na cave, a ardósia no rés-do- chão e o reboco no 1º andar. O uso destes materiais procura atenuar a altura do edifício, confere-lhe horizontalidade e diferencia os pisos que o compõem.
Muito fechada a Norte, a casa rasga-se a Nascente, Sul e Poente para procurar o Sol e a luz e desfrutar das transparências e do pequeno jardim envolvente.
Atendendo à pendente do terreno, a habitação desenvolve-se em três pisos: cave, rés-do-chão e 1º andar.
Na cave situa-se a garagem, a área técnica, a despensa geral, a lavandaria, o salão de jogos e um banho de apoio.
No Rés-do-chão localizam-se as salas de estar e de jantar e a cozinha. A Poente localizou-se ainda um escritório, que pode servir também de quarto de amigos, e um banho.
No piso superior, articulado por uma zona de estudo / trabalho que se debruça sobre o pé direito duplo da sala de estar, localizam-se dois quartos, um banho e uma suite com vestiário e banho privativo.
A Nascente, a altura do muro que separa das construções vizinhas é atenuada pelas floreiras brancas de diferentes dimensões que o pontuam e animam.